12.10.09

Como concluir uma dissertação

Formas de concluir a sua  redação

a) Através de um reforço:
“O relacionamento familiar tem suas particularidades, mas a maioria dos pais revelam que, além das preocupações já mencionadas, sentem-se sufocados com as exigências materiais dos jovens, que comprometem o orçamento doméstico de tal forma, que eles não têm outra alternativa, a não ser adiar seus próprios sonhos.”

O autor retoma, resumidamente, aquilo que explorou durante o texto.


b) Através de uma proposta:
“Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas desta vez com nossos próprios olhos.”

O autor faz uma (ou várias ) sugestões daquilo que deve ser feito para transformar a realidade apontada durante o restante do texto.
O verbo “vamos” apareceu três vezes. Recurso argumentativo e não como mera repetição.


c)Através de um questionamento:
“Quem é que vai pôr freios nessa gente, gentinha, gentalha? Quem sabe uma mudança na legislação que retire deles a proteção da idade, transformando-os em responsáveis por seus atos e, portanto, passíveis de cadeia, fizesse algum bem. Se os pais não cuidam deles, chamem a polícia...”

O autor parte de um questionamento para encerrar seu raciocínio.


d)Através de uma constatação que ainda não apareceu no restante do texto:
“De todas as grandes regiões do mundo, a África abaixo do Sahara é a que determina o século nas mais dolorosas condições, a não ser nos filmes de leões para o circo da televisão, onde o negro só aparece para segurar a câmara do branco, como antes segurava os rifles no safári.”

13.9.09

Redação Dissertativa


Pessoal, aqui estão alguns tópicos de extrema importância no desenvolvimento de uma boa redação dissertativa.
Gostaria, que vocês prestassem atenção, especialmente, à importância dos conectivos, pois, eles auxiliam a tornar o texto mais estético e agradável de ser lido, além de, conferir coesão, ou seja, união e amarração às idéias defendidas nos argumentos do desenvolvimento (2º,3º e 4º parágrafos da redação dissertativa).


Tópicos:
1-A importância da redação;
2- Os requisitos para um boa redação;
3- Os erros mais comuns e o que evitar;
4-A importância da coesão através de conectivos;
5-Como é estruturada uma Dissertação;


1-A importância da redação;
 A redação em muitos vestibulares é determinante para a aprovação do candidato, portanto, é algo que deve ser praticado e levado em consideração extrema ao buscar uma boa colocação nas provas.
Todos estão aptos a escrever uma boa redação, afinal, redação é apenas o ato de escrever e consequentemente, passar um recado ou uma mensagem. E todos mandam recados o tempo todo; ao mandar um bilhete para a sua namorada, ao mandar uma mensagem de texto pelo celular,  ao enviar um convite de uma festa, enfim, o que diferencia estas ações das redações exigidas em vestibulares é fato de ela ser um texto de caráter dissertativo, ou seja, você deve apresentar uma idéia coerente com o tema proposto e realizar a defesa destas idéias através de argumentos.

2- Os requisitos para um boa redação;
 a)Requisitos:
·  Título: deve ser centralizado. Pular linha é opcional;
·  Tamanho: cerca de 30 linhas, que podem ser divididas em um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão;
·  Grafia: o texto deve ser legível;
·  Similaridade: o ideal é que os parágrafos inicial e final tenham o mesmo tamanho;
·  Coesão: é o uso adequado das preposições, conjunções e expressões de ligação que unem um texto. Falta coesão quando as idéias parecem "soltas", sem se relacionar;
·  Coerência: é o conjunto de relações de sentido que unem as partes de um texto. O texto é coerente quando não apresenta partes incompatíveis.


 b)Como  é avaliado uma redação:
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3- Os erros mais comuns e o que evitar;
 a)Período longo demais
Muitas informações em um só período quase sempre resulta em falta de clareza e ambigüidade.
"É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais." (perído mal construído)
Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.

b)Frases muito curtas - estrutura incompleta
"Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido." (Redação de aluno)
Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.
Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.

Evitar:
a) Após o título de uma redação não coloque ponto.
b) Nâo precisa autografar.
c) Prefira usar palavras de língua portuguesa a estrangeirismos.
d) Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.
e) Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema (Ex.: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa)
f) Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
g) Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão.
h) Evite o uso de etc. e jamais abrevie palavras
i) Não analisar assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da questão


4-A importância da coesão através de conectivos;
 
* ainda - serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de idéias qualquer.

* aliás, além do mais, além de tudo, além disso - introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.

* mas, porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre dois enunciados.

* embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.

* este, esse e aquele - são chamados termos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.


5-Como é estruturada uma Dissertação;
Organiza-se, geralmente, em três partes:
Introdução - onde você explicita o assunto a ser discutido, com a apresentação de uma idéia ou de um ponto de vista que pretende defender.
1 parágrafo

Desenvolvimento ou argumentação - em que irá desenvolver seu ponto de vista. Para isso, deve argumentar, fornecer dados, trabalhar exemplos, se necessário.
É o local onde irá explicar, comprovar, justificar a idéia apresentada na introdução.
3 parágrafos

Conclusão - em que dará um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, a conclusão é uma retomada da idéia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma mais conclusiva, onde não deve aparecer nenhuma idéia nova, uma vez que você está fechando o texto. Pode ser um reforço do que foi exposto, uma solução ou um questionamento.
1 parágrafo


6.9.09

1ªTécnica de Redação

Técnica de redação – “Transformar o tema em um questionamento”


a)Como interpretar os temas da redação
Observe, a seguir, alguns procedimentos adequados à interpretação de temas:
·         Leia atentamente o(s) texto(s) apresentado(s).
·         Sublinhar as palavras-chave do(s)texto(s).
·         Encontrar uma idéia comum aos textos. Essa idéia será o tema de sua redação.
·         Caso as idéias sejam antagônicas (contrárias/opostas), extrair desse antagonismo o tema de sua redação.
Importante: leia com atenção o enunciado queacompanha o tema de redação. Verifique o que se pede e siga corretamente as instruções. A desconsideração do enunciado não raro implica desvio total ou parcial do tema.

b)Passos para desenvolver um bom tema
1)interrogar o tema;
2) responder, com a opinião
3) apresentar argumento básico
4) apresentar argumentos auxiliares
5) apresentar fato- exemplo
6) concluir

       
Vamos supor que o tema proposta seja:
 A competividade no mercado de trabalho e os fatores – vocação, talento, boa formação, estar atento á demanda atual - para conseguir um bom emprego.
 
 Primeiro, precisamos entender o tema:
Condições necessárias para o sucesso profissional.

1. Transforme o tema em uma pergunta:
Quais as condições necessárias para se atingir o sucesso profissional?

2. Procure responder essa pergunta, de um modo simples e claro, concordando ou discordando (ou, ainda, concordando em parte e discordando em parte): essa resposta é o seu ponto de vista/introdução.

3. Pergunte a você mesmo, o porquê de sua resposta, uma causa, um motivo, uma razão para justificar sua posição: aí estará o seu argumento principal.

4. Agora, procure descobrir outros motivos que ajudem a defender o seu ponto de vista, a fundamentar sua posição. Estes serão argumentos secundários.

5. Em seguida, procure algum fato que sirva de exemplo para reforçar a sua posição. Este fato-exemplo pode vir de sua memória visual, das coisas que você ouviu, do que você leu. Pode ser um fato da vida política, econômica, social. Pode ser um fato histórico. Ele precisa ser bastante expressivo e coerente com o seu ponto de vista. O fato-exemplo, geralmente, dá força e clareza à nossa argumentação. Esclarece a nossa opinião, fortalece os nossos argumentos. Além disso, pessoaliza o nosso texto, diferencia o nosso texto: como ele nasce da experiência de vida, ele dá uma marca pessoal à dissertação.

6. A partir desses elementos, procure juntá-los num texto, que é o rascunho de sua redação. Por enquanto, você pode agrupá-los na seqüência que foi sugerida. Logo após, busque um fechamento, uma conclusão para o seu ponto de vista, ou seja, sobre o que você abordou em sua redação.

2ª Técnica de Redação

Técnica de redação – "Ideia nova" de Leonardo Schabbach
Muitas vezes quando relemos o nosso texto, a gente percebe que algo não está legal. Parece que algumas palavras se repetem com frequência e que as ideias não estão claras ou interligadas.
Para que o texto fique redondo e com as idéias conectadas, há uma técnica chamada de “ideia nova”. Essa técnica consiste no seguinte:
Após você fazer a introdução, haverá uma “nova ideia” no parágrafo anterior que poderá ser usado no parágrafo posterior.

Exemplo:
Uma menina passeava pela praça.”

Eu posso continuar escrevendo sobre a menina ou sobre a praça. Eu vou optar por escrever sobre a menina.
“Vestia uma roupa velha e corria ao encontro de seus amigos, uns garotos com quem costumava brincar.”

Vamos supor que queira falar agora dos amigos.
Eles pareciam não lhe dar muita atenção, sempre a ignoravam quando jogavam futebol"

Poderia descrever algo que a menina fez para chamar a atenção dos garotos ou aprofundar mais os sentimentos dela em relação a isso (já que eles sempre ignoravam ela quando jogavam futebol). Prossigo desta forma:
"Ela tinha raiva daquele esporte".

E então continuo, raiva por quê?
"Por causa dele era forçada a brincar sozinha".

Por que era forçada a brincar sozinha?
"Não tinha amigas, desde muito pequena que preferia brincar com os garotos".
Por fim, então, temos o seguinte parágrafo:
“Uma menina passeava pela praça. Vestia uma roupa velha e corria ao encontro de seus amigos, uns garotos com quem costumava brincar. Eles pareciam não lhe dar muita atenção, sempre a ignoravam quando jogavam futebol. Ela tinha raiva daquele esporte. Por causa dele era forçada a brincar sozinha. Não tinha amigas, desde muito pequena que preferia brincar com os garotos.”
Lembre-se pessoal, que neste exemplo, foi usado um texto narrativo. As redações dos vestibulares são de cárater dissertativo.

Agora, vamos estudar como esta técnica foi aplicada nesta redação dissertativa – que, inclusive, obteve nota 10 no ENEM de 2006.
Ler para compreender
Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.
A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Isso tudo é comprovado por meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.
Porém, conter um bom vocabulário não torna-se o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.
Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura

Comentários:
Na introdução (1º parágrafo), percebe-se que o autor aborda a importância da formação e informação.
Portanto, nos parágrafos seguintes, ou seja, no desenvolvimento, serão abordadas estas duas idéias que foram apresentadas na introdução.
No parágrafo de argumento da idéia principal (2º parágrafo da redação), o autor defende como é importante a formação no desenvolvimento da comunicação.
No parágrafo de argumento e exposição de um fato ou exemplo (3º parágrafo da redação), o autor apresenta uma referência que comprove a importância da formação, ou seja, é exposto um exemplo de como o desenvolvimento da comunicação é necessário no sucesso profissional.
Já, no parágrafo de argumento da idéia secundária (4ºparágrafo da redação), o autor defende como a informação ajuda no desenvolvimento do caráter crítico do indivíduo.
E para finalizar com mestria a redação, o autor conclui o texto (5º parágrafo) fazendo um reforço do que já foi abordado.


Atenção galera, aqui vai uma dica valiosa:
A Redação não deve ser vista como algo chato e obrigatório, mas, sim como uma oportunidade de manifestar a sua opinião. Nós devemos sempre questionar tudo que chega até a gente, mesmo que seja algo em que a gente concorde. Porque ao questionar, a gente vai procurar respostas, e nisto é que se dá o processo de adquirir conhecimento.

6.8.09

Tema: Qual curso superior me graduar


A profissão que escolhi
                Quando me veio a possibilidade de ingressar na universidade, veio a questão: “Que curso fazer?”
                A cabeça cheia de indagações, fiquei em dúvida entre a profissão que tanto admiro ou a profissão que pensava ser boa para o mercado de trabalho. Quando pensei que acordaria todos os dias para fazer algo que realmente não gosto, me decidi por fazer o curso de Direito.
                Depois de Medicina e o Magistério, para mim, é o Direito a profissão mais nobre.
                Poder ajudar pessoas é sempre bom, lutar pelos injustiçados, por pessoas sem esperança. Lutar por um Brasil mais justo pode ser utópico, mas é um sonho – acredito que não só meu.
                Sei que será um caminho muito díficil, que vou ter que estudar muito, mas não me abalo facilmente.
                Espero seguir a carreira jurídica - defensor público, promotora, juíza e por fim, ministra do Supremo.

Tema: Qual curso superior me graduar



Astronomia, além das nuvens
                Quem nunca parou uns minutos para contemplar o céu e as estrelas? Só quem não for curioso o bastante para se perguntar: Aonde estamos? De onde viemos? Ou até mesmo, como surgiu todo o Universo?
                Parece ser fácil ficar observando o céu, mas não é. A Astronomia é a arte da ciência que estuda os corpos celestes utilizando conhecimentos científicos disponíveis. O astrônomo procura observar os astros, analisar os dados observacionais obtidos e elaborar hipóteses, modelos e teorias que exemplifiquem os acontecimentos observados e que possam analisar os movimentos futuros desses astros.
                Precisa ter conhecimento em Física, Matemática e Química. Não é só ficar usando o telescópio e apreciando as maravilhas do céu. Além disso, o uso do computador e o conhecimento da língua inglesa são essenciais, pois, a maioria das publicações é escrita nesse idioma e também serve para o astrônomo divulgar o seu trabalho.
                Ter perseverança nos estudos, pois, a carreira de astrônomo requer não só a graduação, mas, mestrado e doutorado. Algumas das áreas a serem seguidas na astronomia são a astrometria (determinações das posições dos astros, previsão de eclipses e cálculos das fases lunares); a mecânica celeste e planetologia (estudo dos astros do sistema solar e de exoplanetas); a astrofísica (estrutura e composição química das estrelas, estudo da nossa galáxia e de galáxias vizinhas); astrobiologia ou exobiologia  (estudo do aparecimento da vida); entre outras especificações.
                A área da educação é em planetários, universidades, institutos de pesquisas nacionais e internacionais.
                A maioria dos astrônomos no Brasil são físicos que optaram por fazer pós-graduação em astronomia, porque o único curso de graduação era no Rio de Janeiro na UFRJ. Agora no IAG/USP (Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo) tem o curso de graduação em astronomia, que iniciou sua primeira turma este ano.
                Ser um cientista não é só preocupar com si ou com suas próprias dúvidas, é preocupar-se com o planeta como um todo e o desenvolvimento da espécie humana.

Tema: Qual curso superior me graduar


O curso de Direito
                A princípio, para discorrer sobre o porquê optei pelo curso de Direito, narrarei de forma extremamente resumida a minha personalidade, que classifico um tanto complexa. Apresento um caráter forte, sou determinada e perseverante, admiro a filsofia (principalmente a de Kant e Marx), ouço músicas instrumentais e leio, sempre que propício, algum policial.
                Sendo assim, ao fazer testes vocacionais, descobri que tenho vocação para seguir tal área já citada. Realizei pesquisas sobre a grade curricular e as faculdades que oferecem o curso, e já sinto uma ligação com ele. Imagino-me resolvendo casos e mistérios.
                Concluo que, apesar de perigosa área, quero prestar concursos públicos e chegar ao cargo de promotoria judiciária, que desde que desvendei a minha vocação, me senti exageradamente atraída. Sei que vai ser díficil a saga para chegar a tal lugar, porém, estou disposta a seguir.

Tema: Universidades públicas


A importância das universidades públicas
A educação pública de qualidade é um direito das pessoas, portanto, não importa a sua origem, raça, cor ou condição econômica. Assim sendo, essa questão adquire mais importância quando se fala das universidades públicas. No Brasil o número destas universidades é muito grande, na verdade, temos para lá de 50 instituições de ensino superior.
                Por outro lado, quem estuda nas universidades públicas? É claro, chega a ser irônico, pois, mais de 95% dos estudantes são oriundos das camadas mais ricas da sociedade brasileira, ou seja, são filhos de famílias de alto poder aquisitivo.
                O que fazer para que os alunos das camadas mais pobres e das minorias tenham participação nas universidades públicas? Não resta dúvida, existe apenas uma coisa a ser feita, que é ir atrás do prejuízo, buscar compensação através do esforço e da determinação. É ir à luta. O estudante precisa buscar informações.
                A USP (Universidade de Sâo Paulo) está entre as 150 melhores universidades públicas do mundo. Das 20 melhores universidades do mundo, 17 são americanas, 2 são inglesas e 1 japonesa. As universidades americanas empregam 70% dos ganhadores do Prêmio Nobel e produzem 30% dos artigos científicos publicados nas áreas das ciências e engenharia. Parece que a qualidade das universidades reflete no desenvolvimento do país.
                O Brasil precisa incentivar mais os estudantes ao ensino superior, melhorar já no ensino médio, como por exemplo, ao criar projetos científicos a fim de subir de posição perante aos outros países. Com estudantes mais qualificados, o país também se desenvolve.

Tema: Sobre quem você é


Quem sou eu?
Gosto muito de sorvete e chocolate, acho que chocolate vem primeiro que sorvete. Sou uma pessoa alegre, bem humorada, mas falar de nós não é um tema fácil.
Às vezes penso que não me conheço por completo para dizer: “Eu sou!” Talvez olhando para o que eu gosto de fazer posso descobrir mais de mim.
Amigas, não tenho muitas, mas as poucas que tenho são de anos, então me considero amiga fiel e companheira – no sentido literal – sincera, verdadeira e carinhosa.
Sou determinada e gosto das minhas fraquezas, por exemplo: sou muitíssimo espontânea, não me intimido por nada, nem ninguém. Se estivesse em um tribunal acusada de algum crime que não cometi, não só me declararia inocente perante ao juiz, mas iria deixar ao meu advogado somente a parte jurídica, porque a argumentação fica por minha conta.
Responsável, organizada e rígida – principalmente com horário – esse é o meu resumo. Nesses pontos sou como os japoneses. Não sou metódica nem tradicional, vejo essas qualidades como respeito a mim e ao próximo.