6.8.09

Tema: Universidades públicas


A importância das universidades públicas
A educação pública de qualidade é um direito das pessoas, portanto, não importa a sua origem, raça, cor ou condição econômica. Assim sendo, essa questão adquire mais importância quando se fala das universidades públicas. No Brasil o número destas universidades é muito grande, na verdade, temos para lá de 50 instituições de ensino superior.
                Por outro lado, quem estuda nas universidades públicas? É claro, chega a ser irônico, pois, mais de 95% dos estudantes são oriundos das camadas mais ricas da sociedade brasileira, ou seja, são filhos de famílias de alto poder aquisitivo.
                O que fazer para que os alunos das camadas mais pobres e das minorias tenham participação nas universidades públicas? Não resta dúvida, existe apenas uma coisa a ser feita, que é ir atrás do prejuízo, buscar compensação através do esforço e da determinação. É ir à luta. O estudante precisa buscar informações.
                A USP (Universidade de Sâo Paulo) está entre as 150 melhores universidades públicas do mundo. Das 20 melhores universidades do mundo, 17 são americanas, 2 são inglesas e 1 japonesa. As universidades americanas empregam 70% dos ganhadores do Prêmio Nobel e produzem 30% dos artigos científicos publicados nas áreas das ciências e engenharia. Parece que a qualidade das universidades reflete no desenvolvimento do país.
                O Brasil precisa incentivar mais os estudantes ao ensino superior, melhorar já no ensino médio, como por exemplo, ao criar projetos científicos a fim de subir de posição perante aos outros países. Com estudantes mais qualificados, o país também se desenvolve.

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.