19.6.10

Trabalho, sonho utópico (redação de uma aluna)

Com a globalização no mundo houve uma grande concentração de capital, que revertida em tecnologia nas fábricas, na qual trabalhavam muitos homens, mulheres e até crianças.

Dessa maneira, muitas máquinas ocuparam o lugar de muitos trabalhadores, ocorrendo uma elevação repentina das taxas de desemprego em muitos países.

Quando muitos trabalhadores são despedidos, apenas uma pessoa tem a função de controlar a máquina, ela fica sobrecarregada de serviço, sem tempo para ela mesma, utilizando o capitalismo como forma de escravizar o próprio trabalhador em função da renda que ele precisa ganhar para sobreviver.

No filme Tempos Modernos podemos perceber as conseqüências de um trabalho repetitivo no dia a dia, na qual Charles Chaplin torna-se um escravo do seu próprio trabalho, indo todos os dias como um zumbi trabalhar.

Em suma, o trabalho que todos precisamos não é um sonho ideal que muitos socialistas utópicos queriam e que se concretizou através de um modelo escravista, que em contradição, serve ao ideal capitalista.

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.