19.6.10

O trabalho formando pessoas (redação de uma aluna)

É incontestável o fato de que o trabalho exerça total influência na maneira de ser de qualquer indivíduo.

A maior parte da massa trabalhadora passa mais tempo em seu ambiente de trabalho do que em casa. Isso ressalta a teoria do determinismo, que diz que o homem é resultado do meio em que vive, pois, concordando-se ou não, o ambiente do serviço impõe uma adaptação a se fazer.

Nesse ambiente, as relações entre pessoas são inevitáveis e mostram-se diversas vezes estressantes ou produtivas, já que o homem é condicionado à isso, precisando respeitar o outro e com isso suas diferenças.

Dentro desse contexto, as características que fazem do ser humano o indivíduo mais complexo existente, evidenciam-se porque a diversidade cultural, étnica e até mesmo social, são palpáveis e constantes na vida diária do trabalhador.

Assim, o trabalho de maneira ofensiva no processo de consolidação de toda e qualquer personalidade, já que esse se dá pelo acúmulo de experiências ao longo da vida, não só profissional, mas também emotiva e psíquica, adquire-se no trabalho e a maneira como essa experiência será convertida em aprendizagem ou não, dependerá das características individuais das pessoas e nas riqueza encontradas nos diferentes potenciais.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ! Parabéns

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.