20.6.10

Tese de Adesão Inicial e Tese Principal

Pessoal, quando nós precisamos defender o nosso ponto de vista e com isso buscar convencer o nosso auditório, não devemos propor de imediato nossa tese principal, ou seja, esse ponto de vista que queremos ”vender”. Primeiro, devemos preparar o terreno propondo alguma outra tese com a qual o nosso auditório possa antes concordar.
 
Essa tese preparatória chama-se tese de adesão inicial. Uma vez que o auditório concorde com ela, a argumentação ganha estabilidade, pois é fácil partir dela para a tese principal. As teses de adesão inicial fundamentam-se em fatos ou em presunções.

A tese de adesão inicial é a nossa introdução. Ela será usada no 1º parágrafo da redação.
Para encontrar a tese de adesão inicial devemos interrogar o tema da redação, transformar ele numa pergunta. A resposta será a nossa tese de adesão inicial.
 Vamos tomar como exemplo o tema da FUVEST 2010:
“Ao invés de nos relacionarmos diretamente com a realidade, dependemos cada vez mais de uma vasta gama de informações, que nos alcançam com mais poder, facilidade e rapidez. É como se ficássemos suspensos entre a realidade da vida diária e sua representação.”
Tânia Pellegrini. Adaptado.
Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo, sobre pessoas, fatos,livros, instituições e situações.
No cotidiano, é comum substituir-se o real imediato por essas imagens.


Para acharmos a tese de adesão inicial poderíamos fazer a seguinte pergunta:
Qual é a conseqüência da representação do mundo por meio de imagens através das diversas mídias, como televisão e internet?
Suponhamos que a resposta seja:
A manipulação da realidade com objetivos que podem não beneficiar ao bem maior e ao bem estar de todos.
Esta será a nossa tese de adesão inicial que usaremos para escrever o 1º parágrafo.
Agora que temos a tese de adesão inicial, temos que desenvolver e defender a nossa tese principal.
Mas qual será esta tese principal? Simples, é só buscar responder e entender a tese de adesão inicial. No nosso caso seria o porquê da manipulação da realidade beneficiar somente alguns e não a todos. 
Enfim, essa manipulação pode ser construída para vender determinado produto, mostrando como ele é essencial para o nosso bem estar; ou as imagens também podem ser construídas para influenciar a massa, como aconteceu na Alemanha nazista através da propaganda e retórica política de Joseph Goebbels.

Em resumo, as respostas para a tese de adesão inicial são os argumentos que serão usados para defender a nossa tese principal.

Essa tese principal deverá ser defendida no 2º e 3º parágrafos. Já o 4º parágrafo será usado para expor um exemplo que reforce o valor dos nossos argumentos usados para defender a tese principal.

Depois é só concluir a redação no 5º parágrafo com uma das quatro técnicas de conclusão:
a)      reforço da tese de adesão inicial;
b)      solução para o problema apresentado na tese principal;
c)      questionamento que faça o interlocutor pensar sobre a tese principal;
d)      apresentar um novo fato ainda não abordado e que se complemente à tese principal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ajudou! Obrigada!

Anônimo disse...

Bacana o texto, mas ainda estou insegura na identificação da tese de adesão inicial, vocês teriam mais dicas?
Grata!

Unknown disse...

Muito bom. Bem esclarecido. Obrigado.

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.