23.7.10

O que é importante na vida? (redação de um aluno)


O que é importante na vida? Talvez esta seja a pergunta que paira sobre a cabeça de 6,7 bilhões de pessoas neste exato momento. O problema é que não existe uma resposta para esta indagação, já que esta é muito relativa. Sendo assim, a resposta para esta pergunta pode ser dividida em duas categorias: a biológica e a individual.
A biológica pode ser aplicada a seres racionais e irracionais. Segundo este ponto de vista, o que é importante na vida é manter a vida, é preferir a continuidade da espécie. Todos os nossos atos, desde comer, beber e dormir, e até o desenvolvimento da nossa complexa estrutura social, tem como objetivo manter a nossa vida individual, e por conseqüência, a coletiva.
Já, a segunda categoria, a individual, é o que mantém a estrutura biológica. A importância individualista da vida da vida também é totalmente relativa. Ora, não é todo mundo que tem os mesmo sonhos. Por exemplo, uma criança africana superetisma um simples prato de comida, enquanto que para uma criança abastada, isso não passa de uma mera banalidade.
Sintetizando, o importante na vida para toda a espécie humana é manter-se dominante na Terra e depois, tornar a própria vida suportável e prazerosa. Daí, podemos entender a importância das religiões, das leis, das paixões, das amizades e do consumo. Uma pessoa só é capaz de responder essa pergunta após um longo período de vivência, pois, só depois disto que ela poderá julgar o que realmente tem importância em sua vida.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse texto

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.