14.7.10

Ordem e Progresso (redação de uma aluna)



Diferente do que acontece na prática, a sociedade não precisa de uma razão controladora predominante. Não é necessário se ter uma sociedade de massa para se chegar ao progresso social. Muito pelo contrário, a ausência de senso crítico e opiniões diferentes para se chegar ao melhor consenso, é o que impulsiona a estagnação do progresso social.
Segundo Adorno e Horkheimer, é por meio da indústria cultural que as relações de produção capitalista fazem com que se ignore o sistema social predominante, evitando assim, uma consciência revolucionária no proletariado. Em outras palavras, a sociedade se apega à representação da realidade -muitas vezes falsa – como verdade absoluta, acomodando-se assim, sem questionar-se sobre a veracidade que existe por trás dos símbolos ou dos arquétipos a serem seguidos.
Se as representações fossem puramente verdadeiras, seriam apenas um caminho mais curto que a mente de cada indivíduo percorreria até chegar à realidade de um todo. No entanto, uma mera representação é suficiente para que a maioria das pessoas desprovidas de senso crítico não se interessem pela realidade, facilitando assim, a vida daqueles que controlam a manipulação das imagens e consequentemente controlam também a vida de cada indivíduo.
Prova de que as pessoas se satisfazem com as imagens, é o fato de que atualmente, muitos não consomem mais determinados produtos ou serviços, e sim a marca do fabricante. E no que diz respeito à elite controladora dos meios de comunicação, comprova-se isso, ao notar que em 1973/1974 – anos de ditadura – foi também, coincidentemente, ano de Copa do Mundo, e ao invés de se revoltarem contra a institucionalização das eleições indiretas, foram apedrejar a casa do técnico da seleção, porque esta havia perdido o campeonato.
Em suma, embora a teoria da sociedade de massa tenha sido desenvolvida em 1947, ainda hoje, se encaixa com o sistema em que vivemos. E se houvesse de fazer uma associação entre as imagens e o progresso, certamente, esse progresso diria respeito somente à minoria que lucra ao escravizar a maioria por meio de meras representações.

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.