6.9.09

2ª Técnica de Redação

Técnica de redação – "Ideia nova" de Leonardo Schabbach
Muitas vezes quando relemos o nosso texto, a gente percebe que algo não está legal. Parece que algumas palavras se repetem com frequência e que as ideias não estão claras ou interligadas.
Para que o texto fique redondo e com as idéias conectadas, há uma técnica chamada de “ideia nova”. Essa técnica consiste no seguinte:
Após você fazer a introdução, haverá uma “nova ideia” no parágrafo anterior que poderá ser usado no parágrafo posterior.

Exemplo:
Uma menina passeava pela praça.”

Eu posso continuar escrevendo sobre a menina ou sobre a praça. Eu vou optar por escrever sobre a menina.
“Vestia uma roupa velha e corria ao encontro de seus amigos, uns garotos com quem costumava brincar.”

Vamos supor que queira falar agora dos amigos.
Eles pareciam não lhe dar muita atenção, sempre a ignoravam quando jogavam futebol"

Poderia descrever algo que a menina fez para chamar a atenção dos garotos ou aprofundar mais os sentimentos dela em relação a isso (já que eles sempre ignoravam ela quando jogavam futebol). Prossigo desta forma:
"Ela tinha raiva daquele esporte".

E então continuo, raiva por quê?
"Por causa dele era forçada a brincar sozinha".

Por que era forçada a brincar sozinha?
"Não tinha amigas, desde muito pequena que preferia brincar com os garotos".
Por fim, então, temos o seguinte parágrafo:
“Uma menina passeava pela praça. Vestia uma roupa velha e corria ao encontro de seus amigos, uns garotos com quem costumava brincar. Eles pareciam não lhe dar muita atenção, sempre a ignoravam quando jogavam futebol. Ela tinha raiva daquele esporte. Por causa dele era forçada a brincar sozinha. Não tinha amigas, desde muito pequena que preferia brincar com os garotos.”
Lembre-se pessoal, que neste exemplo, foi usado um texto narrativo. As redações dos vestibulares são de cárater dissertativo.

Agora, vamos estudar como esta técnica foi aplicada nesta redação dissertativa – que, inclusive, obteve nota 10 no ENEM de 2006.
Ler para compreender
Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.
A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Isso tudo é comprovado por meio de pesquisas as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.
Porém, conter um bom vocabulário não torna-se o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.
Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura

Comentários:
Na introdução (1º parágrafo), percebe-se que o autor aborda a importância da formação e informação.
Portanto, nos parágrafos seguintes, ou seja, no desenvolvimento, serão abordadas estas duas idéias que foram apresentadas na introdução.
No parágrafo de argumento da idéia principal (2º parágrafo da redação), o autor defende como é importante a formação no desenvolvimento da comunicação.
No parágrafo de argumento e exposição de um fato ou exemplo (3º parágrafo da redação), o autor apresenta uma referência que comprove a importância da formação, ou seja, é exposto um exemplo de como o desenvolvimento da comunicação é necessário no sucesso profissional.
Já, no parágrafo de argumento da idéia secundária (4ºparágrafo da redação), o autor defende como a informação ajuda no desenvolvimento do caráter crítico do indivíduo.
E para finalizar com mestria a redação, o autor conclui o texto (5º parágrafo) fazendo um reforço do que já foi abordado.


Atenção galera, aqui vai uma dica valiosa:
A Redação não deve ser vista como algo chato e obrigatório, mas, sim como uma oportunidade de manifestar a sua opinião. Nós devemos sempre questionar tudo que chega até a gente, mesmo que seja algo em que a gente concorde. Porque ao questionar, a gente vai procurar respostas, e nisto é que se dá o processo de adquirir conhecimento.

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