17.10.10

Texto para exemplificação das técnicas dissertativas

Pessoal, relembrando nossa aula sobre Neoplatonismo e os valores absoluto e relativo, eu escrevi este texto, que ainda que seja dissertativo em seu conteúdo, a sua forma foge um pouco das solicitadas nos vestibulares, por se assemelhar a um artigo.
Mas se estudarmos a sua estrutura, podemos perceber que ela também serve como modelo para a redação dos vestibulares, até porque ela faz uso de uma tese de adesão inicial, de uma tese principal e de um fato exemplo, além, é claro, de utilizar uma das técnicas de conclusão em uma dissertação.
Bom, vamos lá?!
- A tese de adesão inicial (usada no primeiro parágrafo) é a de que as verdades de cada um devem ser respeitadas, pois elas somadas conduzem à Verdade que é boa para todos.
- A tese principal se refere às verdades relativas e à Verdade Absoluta. Essa tese principal será defendida nos parágrafos de desenvolvimento da dissertação.
- O fato exemplo se refere a um modelo para comprovar se as verdades são Verdades. A exemplificação da nossa tese está no modelo 1+1=?
- E na conclusão é usada a técnica de reforço, através da metáfora do rio e do mar usada na introdução.
Agora, deixo uma pergunta para vocês refletirem:
- Que tipo de argumento foi usado para defender a tese principal?
Compatibilidade e Incompatibilidade; Regra de Justiça; Retorsão; Ridículo; Definições Etimológicas e Normativas; Desperdício; Exemplo, Modelo e Antimodelo; Analogia; ou Pragmático?

Sobre a Verdade por trás das verdades
“Ao alimentar o verdadeiro, ilumina-se a consciência; ao fomentar o bem, gera-se o saber”
Todas as verdades estão interligadas e quanto mais se buscar colocar em prática esta interligação, mais será a compreensão da Verdade que interliga todas as verdades, afinal, como Sertillanges afirma “basta eu embarcar no afluente que chegarei ao rio, e daí ao mar.
Mas que verdades são essas que se interligam? Essas verdades são aquelas consideradas relativas, ou seja, são pontos de vista individuais, e por assim serem, variam de pessoa a pessoa, sendo que, algumas dessas verdades podem não possuir efeito no geral, enquanto outras são somente efetivas em um âmbito específico e/ou individual; no entanto, essa efetividade é que irá conferir à relatividade caráter de verdadeiro, pois, sendo efetivo, ainda que relativo, possui valor prático - mesmo que na esfera individual.
Porém, se a relatividade de uma verdade assim for, ela inclusive poderá conduzir a uma verdade também prática na esfera do geral e coletiva. Mas cabe uma ressalva: para essa efetividade existir é necessário o bom funcionamento do processo da dinâmica de interdependência, que será analisado a seguir.
Assim como os fins são interdependentes a uma causa maior a qual eles são destinados, as verdades relativas também são interdependentes, portanto, todas elas dependem das verdades que as antecedem, sendo que a última das verdades – o que, inclusive deste ponto de vista de interdependência a caracteriza, também, como a primeira das verdades – é a Verdade Absoluta, isto é, a Verdade por trás das verdades.
Essa Verdade Absoluta é a última das verdades porque ela interliga as verdades relativas; e ela é a primeira, por ser o elemento sintetizador das teses e antíteses que conferem o tom da dinâmica entre as verdades relativas.
Aliás, é nessa dinâmica entre verdades relativas que se pode certificar se o que está sendo analisado é uma verdade (ainda que relativa) ou não.
Como foi abordado anteriormente, para a ascensão à Verdade é necessário abdicar de uma posição individual para ressaltar uma participação coletiva rumo ao universal. A esse processo convém denominá-lo de dinâmica de interdependência.
Ainda, sobre a dinâmica entre as verdades relativas e seu processo de interdependência é interessante demonstrar - por meio de uma pérola de sabedoria popular - quais são os três possíveis resultados que podem ser obtidos no processo:               
                - a dinâmica de interdependência através de um argumento, onde 1+1=0;
                - a dinâmica de interdependência através de um debate, onde 1+1=2;
                - e a dinâmica de interdependência através de um diálogo, onde 1+1=3.
Portanto, quando na soma das verdades relativas individuais, o resultado for maior ou igual a dois (2), uma ou todas as variáveis podem ser consideradas bom e/ou vero.
Porém, na certificação e na busca pela Verdade é mais interessante e sensato, se atentar à dinâmica de interdependência do que na relatividade individual das verdades de cada um dos envolvidos nesse processo, isto porque é no respeito à relatividade, portanto, aos pontos de vista individuais, que se alcança o elemento síntese que levará todas as verdades relativas que flutuam nos afluentes do rio ao absolutismo integrador do mar, que tudo abarca e que é o fim último de tudo aquilo que almeja conhecer o fator primeiro: a Verdade Absoluta.


1 comentários:

Srt@ Mile disse...

pow maneiro pra caramba ,tirei a nota máxima com a ajuda dessa redação mt obrigado tah??

Postar um comentário

Sinta-se livre para expressar a sua opinião. Ela é muito importante.