25.5.10

O valor de um bom título para a redação

As primeiras 15 letras são muito importantes.

Uma boa redação já começa pelo seu título. Ainda que alguns vestibulares não citem a obrigatoriedade de se ter um título para o texto, é sempre interessante sintetizar de forma criativa o ponto de vista abordado através de um título chamativo.

Quando se tem um título interessante e bacana, há ainda uma maior predisposição por parte do interlocutor de prosseguir na leitura do restante do texto, ou seja, o título é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada, pois ajuda a reforçar o poder de argumentação – no caso de uma dissertação ou carta argumentativa – e cativar o interesse – no caso de uma narração.

De acordo com o professor aposentado da UNESP Rogério Chociay, autor do livro “Redação no vestibular da Unesp: a dissertação”, usar um título genérico é o mesmo que pedir para que a banca examinadora não se interesse pelo texto.

Afinal pessoal, vamos supor que a gente comece a ouvir uma música e logo no início a gente não curta a melodia do som, por mais que a letra seja interessante, a gente nem vai continuar ouvindo a canção até o final, não é mesmo?

Então, vamos agora estudar algumas fórmulas que irão nos auxiliar a criar um bom título.


Fórmula para criar um bom título
OBS – Os títulos abaixo são das melhores redações da FUVEST de 2009 e 2010.

1. Título direto
Ex.: a) Use somente o necessário.
       b) Imagem é poder

2. Título questionativo
Ex.: a) Porque não aceitar a solução do problema é quase sempre o problema da solução?
       b) Fato ou opinião?

3. Título instrutor
Ex.: a) Saiba como chegar naquele lugar.
       b) As boas fronteiras que estimulam o homem.

4. Título de comando
Ex.: a) Pare de esconder os problemas.
       b) Isso não é um cachimbo.

5. Título implícito.
(traz um valor embutido por trás do título, normalmente este valor se refere à tese principal)
Ex.: a) Fronteiras benéficas X Fronteiras opressoras
       b) “Pixels” não valem mais que verbos. E o contrário.

6. Título de garantia
(faz uso de palavras chaves ou conceitos que remetem à tese principal, mas de forma vaga, para que se possa criar uma expectativa e fazer com que o interlocutor leia todo o texto para compreender o sentido abordado no título)
Ex.: a) Ícaro, “I-Pods” e coca cola quente.
       b) Uma imagem vale mais que mil palavras.

7. Título personalizado
Ex.: a) Escher, Platão e o real imaginário.
       b) O grande legado de Platão.

8. Título curto e direto
Ex.: a) Imagem
       b) Persona

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom...

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