13.9.09

Redação Dissertativa


Pessoal, aqui estão alguns tópicos de extrema importância no desenvolvimento de uma boa redação dissertativa.
Gostaria, que vocês prestassem atenção, especialmente, à importância dos conectivos, pois, eles auxiliam a tornar o texto mais estético e agradável de ser lido, além de, conferir coesão, ou seja, união e amarração às idéias defendidas nos argumentos do desenvolvimento (2º,3º e 4º parágrafos da redação dissertativa).


Tópicos:
1-A importância da redação;
2- Os requisitos para um boa redação;
3- Os erros mais comuns e o que evitar;
4-A importância da coesão através de conectivos;
5-Como é estruturada uma Dissertação;


1-A importância da redação;
 A redação em muitos vestibulares é determinante para a aprovação do candidato, portanto, é algo que deve ser praticado e levado em consideração extrema ao buscar uma boa colocação nas provas.
Todos estão aptos a escrever uma boa redação, afinal, redação é apenas o ato de escrever e consequentemente, passar um recado ou uma mensagem. E todos mandam recados o tempo todo; ao mandar um bilhete para a sua namorada, ao mandar uma mensagem de texto pelo celular,  ao enviar um convite de uma festa, enfim, o que diferencia estas ações das redações exigidas em vestibulares é fato de ela ser um texto de caráter dissertativo, ou seja, você deve apresentar uma idéia coerente com o tema proposto e realizar a defesa destas idéias através de argumentos.

2- Os requisitos para um boa redação;
 a)Requisitos:
·  Título: deve ser centralizado. Pular linha é opcional;
·  Tamanho: cerca de 30 linhas, que podem ser divididas em um parágrafo de introdução, dois ou três de desenvolvimento e um de conclusão;
·  Grafia: o texto deve ser legível;
·  Similaridade: o ideal é que os parágrafos inicial e final tenham o mesmo tamanho;
·  Coesão: é o uso adequado das preposições, conjunções e expressões de ligação que unem um texto. Falta coesão quando as idéias parecem "soltas", sem se relacionar;
·  Coerência: é o conjunto de relações de sentido que unem as partes de um texto. O texto é coerente quando não apresenta partes incompatíveis.


 b)Como  é avaliado uma redação:
1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
2. Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
5. Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3- Os erros mais comuns e o que evitar;
 a)Período longo demais
Muitas informações em um só período quase sempre resulta em falta de clareza e ambigüidade.
"É segundo esta noção de projeto que vamos, a partir desta visão humanista da problemática urbana - sem deixar de levar em consideração as nossas condições de país de formação colonial - analisar os projetos de cidade expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais." (perído mal construído)
Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.

b)Frases muito curtas - estrutura incompleta
"Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido." (Redação de aluno)
Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.
Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.

Evitar:
a) Após o título de uma redação não coloque ponto.
b) Nâo precisa autografar.
c) Prefira usar palavras de língua portuguesa a estrangeirismos.
d) Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas.
e) Jamais usar a primeira pessoa do singular, a menos que haja solicitação do tema (Ex.: O que você acha sobre o aborto - ainda assim, pode-se usar a 3ª pessoa)
f) Evite usar palavras como “coisa” e “algo”, por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.
g) Repetir muitas vezes as mesmas palavras empobrece o texto. Lance mão de sinônimos e expressões que representem a idéia em questão.
h) Evite o uso de etc. e jamais abrevie palavras
i) Não analisar assuntos polêmicos sob apenas um dos lados da questão


4-A importância da coesão através de conectivos;
 
* ainda - serve, entre outras coisas, para introduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão; ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto de idéias qualquer.

* aliás, além do mais, além de tudo, além disso - introduzem um argumento decisivo, apresentado como acréscimo. Pode ser usado para dar um “golpe final” num argumento contrário.

* mas, porém, todavia, contudo, entretanto... (conj. adversativas) - marcam oposição entre dois enunciados.

* embora, ainda que, mesmo que - servem para admitir um dado contrário para depois negar seu valor de argumento, diminuir sua importância. Trata-se de um recurso dissertativo muito bom, pois sem negar as possíveis objeções, afirma-se um ponto de vista contrário.

* este, esse e aquele - são chamados termos anafóricos e podem fazer referência a termos anteriormente expressos, inclusive para estabelecer semelhanças e/ou diferenças entre eles.


5-Como é estruturada uma Dissertação;
Organiza-se, geralmente, em três partes:
Introdução - onde você explicita o assunto a ser discutido, com a apresentação de uma idéia ou de um ponto de vista que pretende defender.
1 parágrafo

Desenvolvimento ou argumentação - em que irá desenvolver seu ponto de vista. Para isso, deve argumentar, fornecer dados, trabalhar exemplos, se necessário.
É o local onde irá explicar, comprovar, justificar a idéia apresentada na introdução.
3 parágrafos

Conclusão - em que dará um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, a conclusão é uma retomada da idéia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma mais conclusiva, onde não deve aparecer nenhuma idéia nova, uma vez que você está fechando o texto. Pode ser um reforço do que foi exposto, uma solução ou um questionamento.
1 parágrafo


4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Ótimo texto!

Anônimo disse...

Muitoo , Muitooo bom !

Anônimo disse...

ótimo texto! =)))

Unknown disse...

excelente, porém se tivesse mais conectivos seria ainda melhor :)

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